Constelação Familiar - O que é e como pode nos ajudar

A Constelação Familiar é uma técnica terapêutica que nos permite identificar qual é a causa, a origem de um determinado problema e qual é a solução para que aquela situação seja resolvida. Essa solução nos mostra de uma forma bem clara o que é preciso fazer, pensar e sentir de diferente a partir daquele momento para que aquele problema seja resolvido e assim o fluir feliz, próspero e saudável seja restabelecido em nossa vida.

A Constelação Familiar também nos mostra o quanto estamos conectados, mesmo que de forma inconsciente, com as histórias da nossa família (principalmente pai e mãe) e dos nossos ancestrais, e o quanto o que aconteceu com eles pode influenciar diretamente a nossa vida.

E nada disso tem relação com culpados, algozes e vítimas, e sim com aquilo que nós mesmos fazemos inconscientemente para nos mantermos muitas vezes leais e pertencentes a nossa família.

Isso acontece porque quando nascemos em uma família não herdamos dela apenas algumas características físicas e particularidades emocionais, mas também muitas informações referentes as situações vividas, pensadas e sentidas por eles, como por exemplo, suas crenças limitantes, seus traumas, doenças (físicas, emocionais e mentais), os segredos de família, os fracassos, os insucessos profissionais, os acontecimentos trágicos e marcantes, as dificuldades para seguir na vida, as inseguranças e medos.

E podemos adquirir tudo isso e muito mais mesmo que estes ancestrais já sejam falecidos ou até mesmo que não tenhamos conhecido ou convivido com eles. Isso acontece porque existe uma espécie de "Memória Familiar Inconsciente" que também é conhecido como "Consciência do Clã". 

Para exemplificar e facilitar o entendimento, é como se existisse um "local" onde são armazenadas todas as informações e histórias dos nossos familiares e ancestrais. Histórias e informações que influenciam não somente eles, mas também todos os demais descendentes desta família até que alguém olhe e resolva.

​Bert Hellinger, que foi um dos grandes estudiosos e responsáveis por disseminar esse conhecimento no mundo, observou que essa memória familiar inconsciente é dirigida por 3 leis naturais, as quais ele chamou de "Ordens do amor", que é a Lei do Pertencimento, a Lei da Ordem e a Lei do equilíbrio.

O que se observou é que elas tem o  poder de influenciar tanto a vida de um indivíduo quanto a vida dos seus descendentes. 

Quando estas leis não são seguidas de forma natural, vários problemas, desequilíbrios, emaranhamentos no sistema familiar, problemas afetivos, fobias, doenças, tendências suicidas, dificuldades financeiras, fracassos, vícios, cargas emocionais que nem sempre sabemos ou compreendemos a sua origem ou motivo e tantos outros problemas nos mais diversos setores da vida começam a acontecer.

Inclusive, em vários momentos identificamos um padrão repetitivo, ou seja, começam acontecer conosco problemas iguais ou parecidos com o que acontece ou já aconteceu com nossos pais e ancestrais, sendo que estes ancestrais podem até mesmo pertencerem a várias gerações anteriores.

É importante lembrar, que as leis simplesmente existem e regem nossa vida, mesmo que nós não acreditamos ou até mesmo conhecemos sobre elas. É como a lei da gravidade, ela vai existir e funcionar em nossa vida independentemente se acreditamos ou até mesmo saibamos de sua existência.

Então, durante uma sessão, olhamos para algo que lhe dói muito, que neste momento tem sido muito difícil na sua vida, entendemos quais leis não estão em equilíbrio e o que é preciso ser feito para que essa lei seja restabelecida e o problema resolvido.

Quando fazemos uma constelação familiar, algo muito profundo já acontece sim no inconsciente dessa família e principalmente no inconsciente de quem está realizando a constelação, mas é importante deixar bem claro que a ferramenta não faz milagre e nunca tem a intenção de pegar o problema de alguém e simplesmente resolvê-lo. 

Cada um faz a sua parte. A ferramenta faz a parte dela principalmente te mostrando o que cabe a você ressignificar a partir daquele momento através de novas  atitudes, de uma nova forma de pensar e sentir sobre si mesmo e sobre a vida.

Clique aqui e saiba como atua cada uma das 3 leis sistêmicas citadas anteriormente.

Clique aqui  e conheça algumas situações em que a Constelação Familiar pode ser indicada.

Clique Aqui e entenda com mais detalhes como funciona o meu atendimento com Constelação Familiar.