top of page

AMOR PATERNO (SEXTO NÍVEL DE AMOR) - VÍDEO 08 DA SÉRIE OS 07 NÍVEIS DE AMOR


O amor paterno, assim como o amor materno e o amor ágape, são amores Divinos, pelo simples fato de que em todos os eles, nós damos ao outro sem esperar algo em troca - pelo menos é assim que deveria ser.


Portanto, o amor paterno, é o amor que conduz o filho para a vida, é o amor que conduz o filho para a autonomia financeira e impulsiona-o a nascer para a vida. Primeiro ele nasceu de dentro da mãe para o meio externo, para o meio familiar, e agora ele vai para o segundo parto, que é da família para o mundo, para a vida!


Enquanto o amor materno é o amor da segurança, do estar próximo, o amor paterno é o amor da aventura, do estar longe, e qualquer ser humano precisa ter essas duas forças - segurança e aventura, em equilíbrio dentro de si.


Então, depois que a função materna molda a criança, que dá o conhecimento para a criança do que ela é, que ensina a criança a ter autocuidado, autoestima, amor próprio, segurança, autoconfiança, o amor paterno é o amor da aventura e chega para ensinar o filho a sobreviver no mundo lá fora, distante da família, é o amor longe, é viver, é mercado de trabalho, é ensinar a como ganhar dinheiro, a se relacionar com o diferente, a ter e concretizar projetos de vida. Enquanto função materna está relacionada a autopreservação da espécie, a função paterna está ligada a Preservação da espécie.


Como dito, é o amor da aventura, por isso o pai é aquele que normalmente joga o filho pra cima quando é bebezinho, o que é diferente da mãe que normalmente é mais de acolher a criança nos braços. O amor paterno é aquele que ao invés de dar ao filho tudo que ele precisa, é aquele que ensina-o a buscar na vida o que ele deseja, a conquistar. É o que ensina literalmente o filho a pescar o peixe ao invés de pescar por ele. É o pai que aponta o caminho, orienta, empurra e fala, vai filho! eu tenho certeza que você vai dar certo na vida, eu te dei o suficiente pra você conquistar todo o resto na vida. Siga para se aventurar em segurança!


O pai autoriza o filho a ir pra vida e ter sucesso, mas o filho só recebe essa função na vida, se a mãe autorizar o filho a receber isso do pai.


Não é o pai estar presente na vida do filho, morar na mesma casa que faz esse repasse de função acontecer. Se a mãe protege demais o filho, fala mal do pai, aponta o dedo para o pai, fala para o filho que o pai dele é isso, é aquilo.. que o pai não presta, que o pai não está nem aí pra ele e não sei mais o que.. então, é a mesma coisa de dizer “Eu não permito que você ame o seu pai e que receba dele a função paterna”.


E se o filho não conhece a função paterna, o amor paterno, é bem provável que ele vai se enroscar todo lá fora, na vida adulta.... seja nos relacionamentos, na profissão.. porque ele não vai saber ter coragem de se aventurar, de ir embora pra vida, e essa aventura vem do amor paterno.


É um amor tão importante quanto o da mãe, mas na escala evolutiva dos 7 níveis ele vem depois do amor materno justamente porque só se chega nele a partir do momento que a mãe autoriza esse filho a subir para o próximo nível dessa escada evolutiva.


Sim, talvez você, por algum motivo não tenha recebido função paterna e função materna, ou recebeu mas veio cheio de dinâmicas doentias e está tudo bem! Os pais fizeram o que foi possível, o que eles aprenderam e sabiam, mas independente de qualquer coisa, foi o suficiente, por isso você está aqui hoje.


Então, olhe para trás, agradeça por tudo que foi, do jeito que foi e a partir de agora ao invés de ficar olhando para o passado, lamentando o que papai e mamãe fez ou deixou de fazer, simplesmente assuma o seu lugar de adulto, e vai fazer por você e pra você aquilo que faltou ou que poderia ter sido diferente. Se permita, com amor, ser mais saudável que seus pais, para que você leve para as próximas gerações, uma energia também mais saudável. É hora de assumir as rédeas de sua vida em suas mãos... olhe pra frente, se direcione para o futuro, coloque sua criança ferida do seu lado, olhe em seus olhos e diga: está tudo certo do jeito que foi, agora é comigo!


Se você é mãe e pai e está acompanhando esta série e percebeu agora, que não está exercendo essa maternagem ou paternagem do jeito saudável, como poderia, então procure ajuda, vá tratar suas dores, seus traumas, sua criança ferida.. é assim que você se tornará um adulto saudável e é ressignificando algumas situações que você conseguirá repassar para os seus filhos o que eles realmente precisam, porque só ensinamos aquilo que já aprendemos e só conseguimos levar o outro até onde nós mesmos já chegamos.



Com carinho 💕

🙋🏼 Leidiane Mellf


💡 Assista o vídeo, aproveite para se inscrever no meu canal do youtube e ativar o sininho para ser notificado sempre que um novo vídeo for disponibilizado!


✅ Atendimento ONLINE para todo Brasil e PRESENCIAL em Florianópolis-SC e Uberlândia-MG.


Conheça o meu trabalho e saiba como ele pode lhe ajudar!


◼️ @leidianemellf

◼️ www.leidianemellf.com.br

bottom of page