top of page

AUTOSSABOTAGEM E LEALDADE AOS IRMÃOS COM DESTINOS ESPECIAIS


Atendi recentemente em uma Constelação Familiar uma cliente que chegou com a seguinte queixa: "Tudo que começo eu paro. Não consigo fazer nada de bom para a minha vida. Parece que não me amo."


💡 Cada caso é um caso e precisa ser avaliado de forma individual. Nada pode ser generalizado.


Apesar da cliente ter trazido a queixa que citei anteriormente, durante a primeira parte da nossa sessão, foi identificado que sua real queixa era "autossabotagem", ela não se sentia merecedora de receber coisas boas e felizes da vida, e por isso sempre arrumava um jeito de se auto sabotar.


Quando ela posicionou os elementos no campo, ficou muito claro a ligação da sua "autossabotagem" com sua irmã que tem síndrome de Down.


O que percebi NESTE CASO ESPECÍFICO e que já foi mostrado em várias outras constelações é o que chamamos de "Lealdade entre irmãos". Isso acontece muito (o que não quer dizer sempre) quando um dos irmãos carrega uma deficiência ou tem um destino mais pesado. Infelizmente, um dos irmãos que não possui nenhum tipo de problema, acaba "paralisando" sua vida porque está em lealdade ao irmão. Isso ocorre porque inconscientemente ele acredita que não tem direito de ser feliz, uma vez que seu irmão também não consegue viver sua vida em plenitude (mesmo que essa não seja uma verdade). Logo, boicota a própria vida para ser leal ao irmão que veio com um destino especial.


➡️ Mentalize seu irmão/sua irmã na sua frente e diga de coração: "Meu querido irmão, eu sinto muito por tudo que te aconteceu, mas hoje eu sei, esse destino é seu e não é meu. Seu destino é muito pesado pra mim. Por isso, com muito amor eu deixo ele com você. Ele é seu e não meu. Eu vejo dignidade em você, de quem dá conta de cuidar do próprio destino. E em honra ao seu destino, eu viverei o meu da melhor forma possível, com amor.


Precisa de ajuda para entender melhor porque as coisas não fluem de uma forma mais fácil e próspera na sua vida, o porque começa e não conclui as coisas e o porque se sente sem forças para viver a vida da melhor forma possível?


A Constelação Familiar e a Terapia Sistêmica podem lhe ajudar nisso! Venha conhecer melhor!

.

Com carinho 💕

🙋🏼 Leidiane Mellf

.

◼️ www.leidianemellf.com.br

bottom of page