top of page

O LAÇO ENTRE OS IRMÃOS - Dia dos Irmãos


Hoje, 05 de Setembro, é comemorado o dia dos Irmãos . Aqueles que tiveram a benção nesta vida de ter irmãos sabe das glórias e dos desafios que a convivência proporciona.


Os irmãos partilham, de certa forma, um destino comum, dependem um do outro de muitas maneiras e na medida do possível, precisam cooperar para o bem comum. Cada um simultaneamente dá e recebe, e desta forma, mantem o equilíbrio do sistema e do meio em que vivem.


No livro "No centro sentimos leveza", Hellinger diz: “Quem vem primeiro deve dar mais porque também recebeu mais, e quem vem depois, necessariamente, recebe mais. Entretanto, também ele, quando já tiver recebido bastante, dará aos que vierem depois. Assim, dando e tomando, todos se sujeitam à mesma ordem e seguem a mesma lei”.


Lembrando que este "dar mais" citado acima, diz respeito ao lugar de irmãos, refere-se a ocupar um lugar de precedência daquele que veio antes. Isso não quer dizer, em hipótese alguma que o irmão mais velho pode oferecer algo que só compete ao pai ou a mãe fazê-lo, porque se isso acontecer, ele estará saindo do seu lugar, ferindo inconscientemente a ordem ao querer fazer-se "maior" que os pais.


Quando respeitamos a ordem de chegada, os que dão são retribuídos pelos bons frutos do que cederam e os que receberam ficam livres para passar isso adiante. Desta forma a vida flui cada vez mais e melhor, sempre em direção ao mais.


Os irmãos possuem o mesmo valor, a mesma equivalência para o sistema, apesar da precedência existente entre os mesmos que deve ser respeitada. Ou seja, para o sistema, o primeiro não é mais importante que o segundo, apenas ocupa uma ordem diferente. Afinal, existe o que chegou antes e existe os que vieram depois. Essa precedência existe até mesmo quando consideramos nascimento de gêmeos, abortos (espontâneos ou não) e de filhos que morreram após o nascimento. Todos fazem parte da ordem familiar ... e tem o seu lugar por pertencimento.


Esta Ordem precisa ser olhada e respeitada entre os irmãos na sua convivência. É ela que garante em muitos momentos saúde física, emocional, prosperidade, conexão com a vida e uma vida plena, feliz, harmoniosa e próspera, em todos os sentidos. Acredite! Isso influencia muito mais do que pensamos.


Também é importante lembrarmos que a relação entre irmãos trata-se de um preparo muito importante para a vida e convivência em sociedade, pois é nessa relação que se aprende a compartilhar, ceder, confrontar e etc.


Você sabia que a sua relação com seus irmãos conta muito sobre o quanto saudável ou não sistemicamente sua família está e também conta muito sobre as doenças e dificuldades que você tem hoje?


Precisa de ajuda neste sentido? Me envie uma mensagem que posso te explicar como a Constelação Familiar e a Terapia Sistêmica podem lhe ajudar.


E você? Está pronto(a) para ocupar O SEU LUGAR na ordem dos irmãos?


Com carinho 💕

🙋🏼 Leidiane Mellf


◼️ @leidianemellf

◼️ www.leidianemellf.com.br

bottom of page