top of page

PARENTIFICAÇÃO - Quando os pais buscam nos filhos algo que eles não podem lhes dar.


"Quando os pais são carentes emocionalmente, convém voltar-se um para o outro ou para seus próprios pais.


Quando eles recorrem aos filhos para se sentirem confortados ou tranquilizados, os papéis e funções da família são invertidos. Isso é parentificação - filhos assumindo posição de pais para com seus próprios pais. E eles não conseguem se proteger contra semelhante processo.


Todos sofrem se a família adota um esquema em que os filhos se sentem responsáveis pelos pais e os pais esperam dos filhos um comportamento de parceiros adultos. Os filhos passam a gozar de uma importância exagerada e inadequada na família e estão destinados a fracassar, porque nenhum filho é capaz de preencher o vazio e a necessidade emocional do pai ou da mãe." Bert Hellinger


Quando uma mãe, um pai ou ambos os pais se encontram na situação de pessoas que exigem algo que não receberam de seus pais (consciente ou inconscientemente), tendem a buscar uma forma de suprir essa necessidade de afeto no relacionamento homem e mulher ou então no relacionamento com filhos. Ambos são fórmulas fadadas à dor.


Porém, quando há a possibilidade desses pais olharem com honra para seus próprios pais onde reconhecem o que foi possível receber e o que não foi possível receber, e que de antemão o mais importante foi repassado – a vida – há uma chance de que esses relacionamentos se liberem para sua verdadeira essência.


Assim, um homem procura uma mulher, e não uma mãe. A mulher procura um homem, e não um pai. Pais estão inteiros para prover aos filhos o afeto necessário para seu desenvolvimento, sem desejar algo em troca. Dessa forma, o fluxo saudável do desenvolvimento pode seguir adiante.


Quando duas pessoas se relacionam, elas levam para o relacionamento todas as dinâmicas, conceitos, moral, etc do que compõe seu sistema familiar, inclusive relacionamentos anteriores. Elas não chegam “vazias” para se relacionar. Muito pelo contrário: estão ligadas de forma profunda àquilo tudo que se manifesta na sua rede familiar e vínculos passados. Por isso, considerar que um relacionamento aconteça somente “a dois” é estreitar a visão de tudo que atua verdadeiramente nessa relação.


Você vivê situações de inversões de papéis/funções ou se vê muito dependente emocional de filhos, cônjuges ou pais? Então, a Constelação Familiar pode lhe ajudar!


💡 Atendimento ONLINE para todo Brasil e Exterior e PRESENCIAL em Florianópolis-SC e Uberlândia-MG.


📱 Contato: (48) 99809-0732


💟 Site: https://www.casapaz.com.br


💟 Instagram/Facebook: @casapazterapias

bottom of page