top of page

O SIGNIFICADO DAS TATUAGENS NA CONSTELAÇÃO FAMILIAR


Bert Hellinger observou que as tatuagens representam pessoas ou situações excluídas no sistema familiar. Com a tatuagem alguém inclui, por exemplo, uma pessoa morta (ou não) que se encontra excluída da família.


As tatuagens podem representar abortos (provocados ou espontâneos), ancetrais e até mesmo traumas, tristezas e acontecimentos difíceis que por algum motivo não foram resolvidos em uma geração e permaneceram na memória celular do sistema, até que sejam vistos e incluídos.


É uma forma inconsciente de trazer ao sistema novamente um membro que não está sendo visto, reconhecido, incluído e dizer: "Eu vejo você. Você faz parte. Você pertence. Você tem o seu lugar. Eu sinto muito por tudo que te aconteceu. Eu sei que não foi fácil pra você, mas vejo dignidade em você, você dá conta de cuidar do próprio destino".


Se você tem tatuagens, pergunte-se o que cada uma significa, este significado está muito além da maioria das explicações que normalmente você (conscientemente) dá para cada uma de suas tatuagens. E não se esqueça de dar as pessoas representadas um lugar em seu coração, respeitando, é claro, o destino delas com muito amor.


Provavelmente, as tatuagens realizadas do lado direito do corpo estão mais relacionadas ao sistema familiar do pai, e as tatuagens realizadas do lado esquerdo do corpo estão mais relacionadas ao sistema familiar da mãe (sem generalizar, é claro!).


Com carinho, 💕

Leidiane Mellf

bottom of page